quinta-feira, 15 de abril de 2021

Causologia do Sertão: No ponteado

 No Firmamento nóis tudo fica esperano a hora do sertão chama de vorta,  morri de morte matada, vivê morto é bão tamém, o duro é a sodade das moda de viola, das moça, e das comitiva.  

Crêdito que o ocê,  na sua santice de anjo, deve di sabe que eu fui boiadeiro de ofício e violeiro, pumordi que o Divino Deus me plantou essa faísca no peito, arranjei uma viola cô nono do primo do Padre de São Gotardo das Gerais,  aprendi de orvido e tomei gosto na coisa, logo apelidaro eu de Chico Mineiro, violeiro e boiadero,  esse negócio das moça se encanta nimim, tudo obra da viola.

Eu tocava quarqué boiada e quarqué moda: chorosa, sardosa, contente, nas moda corno não tenho apreço, mais se os traído pedia, cantava tamém. 

Daquela vez,  finquemo acampamento no sertão mais cheidi água cristalina que corre no mundo, o Gerardo fazia as veiz de cozinheiro e tacou umas mandioca pá ferve, a lua cheia era  tão alumiada que nóis via certin o São Jorge amuntado no cavalo, ingual um peão de boiadeiro. 

Nóis tava tudo serelepe, cheio de vontade de alumia o mundo, de leva as boiada, quando começou  a ventar umas ventarola, e a boiada ficou meio espavorida, escutamo uns uivamento, coisa do do-lado-de-lá mesmo, Deusulivre.

Atalaiamo, atalaiamo e nada, só achemo que carecia de resagatar um  garrotinho mirrado que desgarrou um pouco de borda...  hora que o Zé Bujão pediu umas cantação de moda  pumordi  nóis tudo se acarma.

Garrei na viola, pensei na vida, no chão batido, nas coisa que o Baiano falava, mas só  achei vontade alembrando dos beijo da trigueira zóio verde, na intensão de caprichar nos musicamento, sortei um ponteado bem do ligero só pra esquentá.  

Então que a boiada fez uma abrida, foi de quando a lua se cresceu e quase despencou, olhemo de esgueio e vimu um lobisomem do graúdo saí fugido, fiqueno pasmado, os boiadero falaro que eu fiz o espatamento  do malacabado só no ponteado da viola... sei não, pumordique morrer  não faz os mistérios da vida se desanuviá némesmo?!

Making-of

 Faz parte da Causologia do Sertão  (uns par de causos intercoisado)

Quem Matou o Chico Mineiro 

http://blogdaencardida.blogspot.com/2020/11/quem-matou-o-chico-mineiro.html

O Lobisomem do Cerrado  

http://blogdaencardida.blogspot.com/2021/02/lobisomem-guara-do-cerrado.html

A Saga do desgarrado 

http://blogdaencardida.blogspot.com/2021/04/a-saga-do-desgarrado.html

No Ponteado 

http://blogdaencardida.blogspot.com/2021/04/causologia-da-roca-no-ponteado.html



Nenhum comentário: