quinta-feira, 15 de abril de 2021

Causologia do Sertão: A saga do desgarrado

O acontecido foi quando que nóis, bicho de chifre, tava levano uns boiadeiro pro norte, e passemos a noite  num pasto vistoso, enluarado,  a vida era boiazá ,  eu fui  o mais garboso da boiada,  e as tetuda tudo me corbiçava...  mai avortando no causo, o negócio se de deu logo que escutemos umas uivação.

Os boiadeiro besta,  inveiz de monta sentinela, óiprocevê, foro toca viola,  e o gaiudo aqui, já ruminado na vida, apercebeu logo que era causo de Lobisome.

Corajento que só,   larguei de canto a boiada,  pra desafiá o catingozo a vimnimim,  nóis já tava cara a cara, eu vi a bulita do zóio vermeio do bafento, fiz brabeza, bufei, carculei a mira dos chifre, e dei uma carreira nele,  só por Deus, o purguento deve di tá inté hoje correno di mim. 

Os tonto dos boiadeiro, fizero a injuesteza de espaiá por aí  que o Chico Mineiro espantou o bichão só no ponteado, num sei donde esses rapaiz tiraro essa ideia de girico. 

Por toda conta, meu destino não era ser armoço de gente,  nem janta de sombração, minha sina foi de vadiar nas beira do Araguaia e  ajudar o Jão Pedro* a arar essas terrinha pumordi por comida na barriga desses minino tudo. 

Logo a Ossuda vem no meu encalço, vai me achar,  carmo e sereno, diz que no céu dos boi, o pasto é verde e os anjo num carece de churrasco. 

Makinkg-off 

Faz parte da Causologia do Sertão  (uns par de causos intercoisado)

Quem Matou o Chico Mineiro 

http://blogdaencardida.blogspot.com/2020/11/quem-matou-o-chico-mineiro.html

O Lobisomem do Cerrado  

http://blogdaencardida.blogspot.com/2021/02/lobisomem-guara-do-cerrado.html

A Saga do desgarrado 

http://blogdaencardida.blogspot.com/2021/04/a-saga-do-desgarrado.html

No Ponteado 

http://blogdaencardida.blogspot.com/2021/04/causologia-da-roca-no-ponteado.html

Orna com 

*Os Gêmeos

http://blogdaencardida.blogspot.com/2020/10/os-gemeos.html

* A Dama do Rio por Jão Pedro

http://blogdaencardida.blogspot.com/2021/02/dama-do-rio.html

Nenhum comentário: