quinta-feira, 15 de abril de 2021

Causologia do Sertão: QUEM MATOU O CHICO MINEIRO?

 Quando o Chico garrava na viola, elas ia tudo nele: as preta bonita, trigueira e galega, era sorteira, moça pura, e das veiz alguma compromissada. 

 Foto: Saulo Cruz - 2008 
Festa Do Divino - Pirenópolis - GO
O danado amava todas, nem que fosse só por umas horinhas de sereno... Naquela noite acabou-se em
sangue som da viola, acabou-se o Chico Mineiro. 

Ele era meu legítimo irmão, eu num sabia, foi de cortar o coração, a festa tava tão boa, era festa do Divino, talhado de dança, moça e fita. 

O Capataz correu, mas não pego, O Coroné e os polícia nunca que foram no rastro do pistoleiro, só Nossa Senhora  é por nós boiadeiro.

O Seo delegado disse que era crime sem solução, que o Chico se enfiava cas coisa mais perigosa que tem: moça bonita e politicagê. 

Corria à boca miúda que o matador era  homi do Seo Getúlio* no encalço do Chico, pumordique ele conhecia o Baiano**.

Falaro que o tar da Bahia ia por fogo no mundo, iquenhequisabe se o Chico ia ajudar, em todo causo, num deu tempo. 

Depois que enterremo o Chico, uma formosura de moça me pois o Chiquinho nos braços, disse que era do meu irmão, a zóio verde se sumiu na poeira. 

Larguei mão de comprar boiada, deixei o sertão goiano, e finquei raiz nas Gerais, aqui nas arturas da Mantiqueira, a serra que chora, orna comigo, mais perto de Deus e quem sabe, menos longe do Chico. 

Criei o menino feito meu, cara e fuça do Chico, disse pr'ele as aventura da comitiva, das andança pelo sertão, dos estouro da boiada, da chuvarada atolano o mundo, e do sol cozinhano nóis tudo, ensinei a fazer café tropeiro, falei dos  acampamento nas fazendas, das noites cheidi estrela  miúda,  das festanças,  das cantoria em noite de lua, ô sodade. Contei o causo do lobisome do cerrado, que o Chico espantou só no ponteado da viola , por fim, contei dos acontecido com o Chico.  

Num me veio a corage de fala que o pai dele é morto, deixe quieto, mió assim. 

Quando formou bigode e gogó, dei pro Chiquinho a viola do Chico, ele já sabia tocar.

Making-off 

A famosa canção, que conta a saga do Chico Mineiro, foi provavelmente composta no fim da década de 1930, ficou consagrada na voz de Tonico e Tinoco, e tocou na rádio Tupi até furar o disco. Há quem diga que foi um causo ou um verso que foi musicado. Diz ainda que o boiadeiro era gente de verdade nascido em São Gotardo - MG e jaz em solo goiano. 

* Nesses tempos, o controverso Getúlio Vargas era o piloto supremo da nave mãe,  no  período ditatorial batizado como Estado Novo (1937/1945), muitas perseguições, torturas e outras peripécias antidemocráticas foram perpetradas.  

** O Baiano  é o Carlos Marighella, virou livro, filme, música,  foi preso e torturado pelos homi do Seo Gegê, herói de uns e bandido de outros, inimigo número 1 da Ditadura Militar, o guerrilheiro foi morto pelos agentes do DOPS,  em um bairro luxento da capital, a crocodilagem se deu em novembro de 1969, e o empresidentado era o General. Médici.

Faz parte da Causologia do Sertão  (uns par de causos intercoisado)

Quem matou o Chico Mineiro 

http://blogdaencardida.blogspot.com/2020/11/quem-matou-o-chico-mineiro.html

O Lobisomem do Cerrado  

http://blogdaencardida.blogspot.com/2021/02/lobisomem-guara-do-cerrado.html

A Saga do desgarrado 

http://blogdaencardida.blogspot.com/2021/04/a-saga-do-desgarrado.html

No Ponteado 

http://blogdaencardida.blogspot.com/2021/04/causologia-da-roca-no-ponteado.html

Nenhum comentário: